Sabia que...Algarve provém

A palavra Algarve provém de Al Garbe?

Al Gharb era toda a região sudoeste da Península Ibérica, sob o domínio muçulmano, desde 711, aquando das invasões árabes na Península.

Al Garbe deriva de uma expressão árabe, Gharb, que significa ocidente. Desta forma, o topónimo Al Garbe refere-se à região a ocidente de Al Andaluz, ou simplesmente ao território a ocidente.

Foi a última região portuguesa a ser resgatada aos mouros na Reconquista Cristã. D. Sancho I, cujo reinado estendeu-se entre 1185 e 1211, chega ao Algarve, mas vê-se forçado a retirar. A conquista deste território consuma-se no reinado de D. Afonso III, em 1249, com a tomada de Silves, sendo as tropas comandadas por D. Paio Peres Correia.

É a partir de D. Afonso III que são finalmente definidas as fronteiras e os limites de Portugal, passando o Algarve a ser parte integrante do reino português.

A forte e prolongada dominação árabe no Algarve deixou nesta região profundas marcas da sua cultura. Podemos encontrar vestígios muçulmanos no património linguístico, artístico e arquitectónico, na agricultura, etc. Destaca-se o Palácio das Varandas em Silves, notável exemplo da arquitectura árabe existente em Portugal.

Sabia que...Albufeira...

Além do tempo relaxante óbvio em uma das muitas praias maravilhosas ao longo de suas margens, Albufeira resort ganhou uma grande variedade de possibilidades de lazer para oferecer aos seus visitantes, em termos de actividades desportivas e de lazer, bem como entretenimento.